Você sabe negociar? Ao contrário do muita gente acredita, a negociação não é uma habilidade nata. A gente vai aprendendo a negociar durante a vida e nosso talento pode ser moldado na medida em que a gente estuda e se prepara para as reuniões de negócio.
Neste artigo, eu vou falar sobre cinco dicas para você melhorar suas técnicas de persuasão na hora de negociar com clientes ou parceiros da sua empresa ou negócio. Confira.
- Domine o assunto
Antes mais nada, domine bem o assunto que será tratado na reunião. Isso é fundamental. Não há nada mais frustrante do que uma pessoa presunçosa, cheia de argumentos rasos, tentando de te convencer a fazer/comprar/aceitar algo que ela não possui conhecimento de própria causa.
Lembre-se de que, para convencer alguém de alguma coisa, antes você precisa estar convencido dessa coisa.
- Questione-se
Será que eu compraria esse produto? Quais barreiras eu colocaria? Em quais situações eu estaria mais favorável a comprar? A chance de qualquer tentativa de venda sem essas três perguntas é próxima de zero
Toda negociação é uma troca, caso contrário é uma doação ou favor. Ela começa desde muito cedo. Desde criança negociamos com nossos pais os nossos limites.
E na medida em que recebemos o primeiro sim após um não, começamos a entender a maneira certa de negociar. Por exemplo, durante a infância você provavelmente já tentou pedir algo para sua mãe na hora da novela favorita dela. E provavelmente, você deve ter recebido respostas similares a “Shhhhhh… Agora não!”
Em algum momento, você deve ter mudando sua estratégia e passado a pedir durante os intervalos comerciais. Daí viu o que ela estava mais aberta a ouvir o que você tinha para falar. Ainda mais quando você já tinha feito o dever de casa!
- Aprenda a quebrar o gelo
Sabe aquela reunião em que as pessoas travam ou ficam sem assuntos? Pois é. Para quebrar o gelo na sala, faça perguntas, comente notícias do dia, ou teça comentários sobre um tópico específico da reunião, como a metodologia de trabalho, ou outro assunto pertinente.
- Demonstre interesse
Nada é mais respeitodo e carismático do que isso. Durante as negociações, a sua prioridade deve ser sempre ouvir a pessoa. Conecte-se com ela e sorria quando oportuno.
Ao sentir que você ganhou confiança a partir da construção de uma relação com a pessoa, já é possível introduzir um pouco sobre assuntos pertinentes a seu serviço ou produto.
Lembre-se de que perder faz parte do jogo. Mas, para evitar riscos, saiba a hora certa de atacar. Analise a interação da pessoa e, na medida em que a conversa avança, tente atrair o interlocutor para o benefício do produto ou serviço.
- Seja educado
Parece óbvio. Não é mesmo? Mas acredite: muitas pessoas esquecem de serem educadas na hora da negociação. A educação engloba não apenas a polidez no trato pessoal, mas também saber a hora certa de ouvir e de falar.
Conclusão:
Como você viu, toda negociação é uma troca. Nela existem sacrifícios dos dois lados em proporções iguais em valor. Por isso esteja pronto para abrir mão de parte do seu interesse, em prol de um sacrifício proporcional do outro.